Falecimento na empresa: como o RH deve agir?

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Comunicar o falecimento de um funcionário ou de seus entes queridos é um desafio para o RH. Saiba como lidar com o falecimento na empresa da forma mais adequada

O setor de RH, mais do que qualquer outro, é responsável por comunicar eventos que afetam diretamente ou indiretamente a rotina da empresa. Por isso, quando ocorre o falecimento de um funcionário ou de um ente querido deste, o RH e as lideranças ficam responsáveis por toda a dinâmica de comunicar a fatalidade aos demais integrantes do time.

Lidar com a morte é uma questão difícil.  Segundo a pesquisa do SINCEP (Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil), cerca de 68% dos brasileiros não sabem lidar com a morte e 70% não conversam sobre o tema no cotidiano. 

Essa dificuldade em falar sobre o assunto dificulta na hora de acolher as pessoas colaboradoras que estão passando pelo processo de luto. Quando se trata do falecimento de colegas de trabalho, a situação se torna ainda mais sensível, já que envolve uma perda dentro do ambiente de trabalho.

Como comunicar o falecimento de funcionários à equipe?

Ao receber a notícia da fatalidade, existem alguns cuidados que o RH deve ter para comunicar o falecimento na empresa. É importante lembrar que a pessoa colaboradora cria vínculos que vão além do vínculo trabalhista e os membros da equipe também passam pelo processo de luto, assim como amigos e familiares.

Nesse momento, o RH deve decidir como e em quais canais fará a comunicação, que pode ser via e-mail, mural de avisos e também em reuniões presenciais. 

A informação do falecimento deve ser passada de forma clara e respeitosa, para que assim todos entendam a situação. Falar sobre como a empresa sente muito pela perda, ressaltar a trajetória da pessoa colaboradora, os projetos dos quais participou e sua relevância para o crescimento da empresa são algumas formas de realizar o comunicado de forma objetiva e ao mesmo tempo reconhecendo a história do funcionário durante o período trabalhado. 

Insira também informações sobre o local e o horário do velório e sepultamento, para que assim os colegas possam prestar homenagens. Além disso, o RH pode enviar um arranjo de condolências ou uma coroa de flores com uma mensagem para os familiares e amigos em nome da empresa e da equipe.

Como comunicar o falecimento dos entes queridos dos funcionários à equipe?

Assim como a comunicação de falecimento de pessoas colaboradoras, a notícia deve ser dada de forma respeitosa e objetiva. É importante que o RH lembre aos demais membros da equipe que o funcionário que sofreu a perda precisa de apoio, empatia e compreensão. 

Pergunte também ao funcionário enlutado se é pertinente divulgar o local e horário do velório e de sepultamento para os demais membros do time.

Como demonstrar apoio aos colaboradores e lidar com o luto em 4 passos

Passadas as informações necessárias para comunicar a equipe sobre o falecimento, é hora de lidar com o processo de luto dos colegas mais próximos e prestar apoio. Existem algumas estratégias que o RH pode ter para prestar apoio nos dias e meses após o ocorrido. 

1. Desmistificar a morte

A morte, apesar de ser um fato inevitável, ainda é um assunto pouco discutido. Em ambientes corporativos, onde a maioria das relações se dão através da racionalidade, assuntos que mexem profundamente com o emocional ainda precisam ser melhor trabalhados.

Promover palestras e rodas de conversa para tratar do tema é uma maneira de abordar a morte como um assunto que faz parte da vida. Compartilhar o luto ajuda na aceitação e superação. 

2. Apoio psicológico

O luto não é um processo linear e rápido, afetando as pessoas de diferentes formas. Nessas horas, é aconselhável investir em apoio psicológico para aqueles que foram mais afetados pelo falecimento na empresa. 

Através de sessões presenciais ou online com psicólogos e terapeutas, a pessoa colaboradora pode conversar sobre o luto e sentir-se acolhida nesse momento. 

3. Licença óbito e antecipação das férias

Para algumas pessoas, permanecer no ambiente de trabalho após o falecimento do colega pode ser um incômodo muito grande e isso dificulta a superação do luto. 

Por isso, em alguns casos, o RH pode oferecer uma licença óbito, que pode ser a que já é prevista pela lei trabalhista, em casos de falecimento de entes queridos, ou uma especial criada pela própria empresa, no caso do falecimento de um colega de trabalho, para aquelas pessoas colaboradoras que eram mais próximas e precisam de alguns dias para lidar com o luto.

 A empresa pode, também, sugerir o trabalho remoto ou a antecipação das férias.

4. Faça um memorial em homenagem ao colega falecido

O legado de uma pessoa é uma das coisas mais importantes que fica. Que tal fazer um memorial em conjunto com a equipe destacando momentos importantes da trajetória do funcionário que faleceu?

Ressalte as características de personalidade mais queridas, os projetos e os talentos. Com isso, a empresa homenageia a história da pessoa colaboradora e se mostra grata pelo tempo de serviço prestado. 

Seja de forma digital, através de plataformas como a Feedz, utilizando a tv corporativa, mural de avisos ou placas de homenagem, o que importa é honrar a memória do colega e promover um encerramento do ciclo da pessoa na empresa. 

Como apoiar a família da pessoa colaboradora falecida?

Para a família, o falecimento é ainda mais delicado. Por isso, o RH deve estar preparado para oferecer ajuda às famílias de forma objetiva e respeitosa. 

Prestar assistência nos preparativos para o velório e o enterro, prestar apoio emocional e garantir os direitos trabalhistas em caso de óbito são passos que o RH da empresa pode e deve realizar como forma de apoiar a família. 

Oferecer apoio emocional, sessões de psicoterapia durante o período de luto e incentivar a participação da família na produção do memorial da pessoa colaboradora ajuda a reforçar que a empresa está ao lado dos familiares durante o processo de luto.  

O acolhimento durante o processo de luto humaniza as relações de trabalho

Saber acolher as pessoas que estão passando pelo luto humaniza a empresa e ajuda a fortalecer os vínculos. 

Ao RH cabe garantir o bem-estar das pessoas que estão passando por momentos difíceis por conta da morte do colega de trabalho ou familiar. Pensar em estratégias que mostrem às pessoas colaboradoras que a empresa é um espaço seguro para desabafar e lidar com a situação é fundamental para garantir a saúde da equipe. 

Seja de um funcionário ou ente querido deste, lidar com o falecimento na empresa não é fácil, mas com essas dicas você pode ajudar os colegas de trabalho e os familiares a passarem por essa fase. 


Veja aqui como implementar uma política de condolências para o caso de falecimento de funcionários ou de seus entes queridos. 

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