A permanência do home-office trouxe um novo desafio ao RH: manter os funcionários engajados e motivados quando estão longe do escritório. Veja aqui como ter sucesso nessa nova tarefa!
A maior herança da pandemia da Covid-19 para as empresas foi a normalização e permanência do trabalho remoto. Seja no formato híbrido ou 100% home-office, a atual forma de levar a rotina no mundo corporativo trouxe um novo desafio para o departamento de RH: manter os colaboradores engajados e motivados. Entenda aqui como ter sucesso nessa tarefa!
Em 2021, 57,5% das empresas afirmaram ter adotado o modelo home-office no Brasil, de forma parcial ou total, incluindo as que já adotavam essa modalidade antes da pandemia. É verdade que esse índice vem reduzindo desde então, porém, muitas empresas brasileiras ainda precisam se adaptar diariamente às consequências do trabalho remoto.
Engajar os colaboradores é uma ação que está diretamente ligada à produtividade e, logo, aos resultados da organização. Algumas empresas registraram quedas na produtividade com a implementação do home-office no início da Covid-19, mostrando que o engajamento e motivação diminuíram com o crescimento do trabalho remoto.
E é aí que está o desafio do RH de manter a produtividade da sua força de trabalho através de ações que incentivem o engajamento e motivação dos colaboradores da empresa. O engajamento de equipe pode ser definido pelo compromisso emocional que os funcionários têm com a organização e seus colegas. São colaboradores envolvidos, entusiasmados e focados no trabalho, metas da empresa como um todo.
Confira abaixo algumas dicas para ajudar a sua empresa com engajamento e motivação:
Reconheça a liderança remota
Sabemos que para que um projeto dê certo e a equipe tenha sucesso na entrega, o líder deve delegar corretamente, e reconhecer o trabalho de cada membro. O trabalho remoto não muda os princípios de liderança, porém é preciso reconhecer a liderança remota para se adaptar aos desafios do engajamento.
Um líder de sucesso, mesmo a distância, deve ser capaz de fazer a gestão de suas equipes remotas levando em conta aspectos como falha na comunicação, formas de mensurar a produtividade do time, resolver limitações de estrutura, e mais.
Trabalhe bem a comunicação interna
No trabalho à distância, a comunicação se torna ainda mais importante do que já é normalmente. Ruídos nos processos de comunicação podem causar desorganização, insatisfação, desentendimentos e retrabalhos. Ou seja, fatores que impactam tanto na produtividade quanto no ambiente de trabalho.
Para evitar tudo isso, focar na comunicação interna é fundamental.
- Crie reuniões de alinhamento diárias, ou na frequência que achar ideal para cada time.
- Defina claramente os canais de comunicação oficiais da equipe, ou de cada área, para que todos saibam onde achar e divulgar informações importantes.
- Deixe claro as responsabilidades e metas de cada colaborador para evitar que algo deixe de ser feito e para distribuir todas as tarefas de maneira justa.
Capriche na integração de novos funcionários
Receber bem quem chega é o primeiro passo para trazer engajamento e motivação. O onboarding de novos funcionários conta muito para a sensação de pertencer à organização, além de ajudar no employer branding. Por isso, não economize na integração de novos colaboradores, mesmo que seja feita 100% online.
Esteja presente em momento importantes
Para motivar seus funcionários a engajarem, a empresa também deve fazer o seu papel. Estar presente em momentos pessoais importantes dos colaboradores faz parte desta troca. Para futuras mães e pais, mostre o carinho da organização através de um kit bebê personalizado. Em caso de perda de entendes queridos, envie coroas de flores como condolência. E claro, para receber novos profissionais, monte um kit de boas-vindas com a cara da sua empresa!
Use a tecnologia a seu favor
A evolução da tecnologia traz benefícios e soluções eficientes. Contar com ferramentas para manter as equipes alinhadas, ativas e organizadas faz toda a diferença na adaptação do trabalho remoto. Com softwares especializados é possível:
- Mensurar a produtividade dos colaboradores;
- Distribuir tarefas e acompanhar prazos;
- Observar de perto o desempenho dos profissionais;
- Medir o engajamento das equipes;
- Passar feedback contínuo;
- Fazer dinâmicas de integração de equipe;
- centralizar a comunicação online.
Mantenha o balanço entre pessoal e profissional
Trabalhar de casa tem seu lado positivo, mas torna mais fácil misturar a vida pessoal com o trabalho. Separar o profissional do dia-a-dia é fundamental para manter o rendimento e motivação. Por isso, estimule seus colaboradores a cuidarem da saúde física e mental, além de estabelecerem uma rotina saudável de trabalhos, sem esquecer de manter seus compromissos pessoais.
Veja também: 7 recompensas não financeiras para funcionários.