O cuidado da empresa com as colaboradoras gestantes ajuda a aumentar o vínculo da empresa com a equipe. Saiba como agir nesse momento.
Ser excluída de conversas, não ser considerada para novos projetos e até mesmo ser demitida. Esses são apenas alguns dos inúmeros medos enfrentados por futuras mães no mundo corporativo.
Para minimizar esses sentimentos de dúvida e incerteza, as empresas podem adotar algumas ações para demonstrar cuidado nesse momento marcante na vida das colaboradoras.
Confira nesse artigo algumas dicas!
Bate-papo com a futura mamãe
Assim que a gravidez for comunicada, agende uma reunião com a futura mãe. Essa conversa inicial é importante para parabenizá-la e, além disso, é uma excelente oportunidade para apresentar as políticas da empresa, como benefícios e informações sobre a licença-maternidade.
Esse bate-papo também é um momento para a colaboradora compartilhar preocupações e esclarecer as primeiras dúvidas. Aproveite para colocar a empresa à disposição, oferecendo flexibilidade no horário de trabalho, ajustes nas tarefas ou qualquer outra necessidade da colaboradora.
Plano de licença-maternidade
Após o primeiro bate-papo, é importante, tanto para a futura mãe quanto para a empresa, organizar um plano de licença-maternidade, permitindo que ambos se planejem adequadamente para a chegada do bebê. Nesse processo, vocês podem discutir e documentar pontos como:
- Data prevista para o início da licença-maternidade;
- Duração do período de licença-maternidade;
- Datas aproximadas para contatos/check-ins durante a licença;
- Data planejada para o retorno ao trabalho;
- Possibilidade de trabalhar remotamente ou em meio período após o retorno;
- Tarefas e entregas possíveis até a data do parto;
- Tarefas e responsabilidades diárias;
- Quem assumirá as responsabilidades da colaboradora durante o período de licença (Contratação e treinamento);
Garanta um bom plano de saúde
Essa é uma das melhores formas de oferecer suporte e demonstrar cuidado com a colaboradora gestante: garantindo que ela tenha acesso a um bom plano de saúde, que permita acompanhamento de qualidade no pré e pós-parto, apoio à saúde mental da mãe e cuidado com a saúde do bebê.
Oferecer um excelente plano de saúde é um diferencial para a colaboradora gestante e, com certeza, ela será grata pelo cuidado da empresa. Ajude-a a aproveitar ao máximo esse benefício, fornecendo manuais práticos sobre como acionar o convênio médico e solicitar reembolso para serviços de saúde.
Ofereça um Kit Bebê Personalizado
Quem não ama receber um mimo especial? Surpreenda sua colaboradora gestante com um Kit Bebê Personalizado com a marca da empresa, repleto de itens pensados com carinho para ela e o recém-nascido. Inclua uma cartinha com uma mensagem calorosa, reforçando o apoio e o cuidado da empresa nesse momento tão especial.
Esse gesto não só tranquiliza o coração da futura mãe, como também fortalece o vínculo dela com a organização. A felicidade pode ser tão grande que ela compartilhe o presente em suas redes sociais, promovendo a marca para sua rede de contatos de maneira espontânea e genuína!
Gestos simples, como manter uma comunicação clara, criar um plano bem estruturado, oferecer suporte à saúde e presentear com um mimo especial, fazem toda a diferença na vida de uma colaboradora grávida. Aproveite essa oportunidade para fortalecer o vínculo com sua equipe! Se você deseja implementar o benefício do Kit Bebê Personalizado na sua empresa, entre em contato com a Laços Corporativos.
Leia também: Confira 6 mensagens para cartão de Kit Maternidade Corporativo