Como comunicar o falecimento de um colaborador de forma sensível

Como Comunicar o Falecimento de um Colaborador de Forma Sensível

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Lidar com o falecimento de um funcionário é uma situação delicada. Entenda mais aqui sobre como comunicar o falecimento de um colaborador.

Não é fácil falar sobre morte, ainda mais quando o assunto é o falecimento de um colaborador. Se a morte ocorreu de forma violenta ou inesperada, a situação torna-se ainda mais difícil, exigindo muita empatia do RH, além de uma comunicação clara e sensível.

Embora a empresa precise continuar operando, a saúde mental dos colaboradores tem de ser prioridade durante esse período difícil. O RH não pode controlar a narrativa e o luto coletivo, no entanto, deve encontrar meios para comunicar essa circunstância de forma respeitosa, empática e esclarecedora.

Listamos neste artigo cinco dicas para comunicar o falecimento de um colaborador da melhor maneira possível. Confira!

1. Converse com a família do falecido

A comunicação do RH com a família de um colaborador falecido deve ser feita com extrema sensibilidade, empatia e respeito. Busque ter essa conversa pessoalmente, caso isso não seja possível, prefira uma ligação ao invés de uma mensagem ou e-mail.

Ao abordar a família, apresente-se e expresse suas condolências imediatamente. Antes de iniciar a conversa, entenda se o familiar está em um local e momento apropriados para falar. Mantenha um tom de voz baixo e sereno, procurando demonstrar compreensão pela dor da família.

Dê todo o apoio e suporte que a empresa possa oferecer. Informe os familiares sobre assuntos práticos como seguros ou direitos trabalhistas com delicadeza, mas evite se aprofundar em burocracias no primeiro contato.

Por fim, busque escutar a família ativamente, oferecendo um canal aberto para comunicação. Siga o ritmo da família e não pressione para obter respostas instantâneas.

2. Converse com a equipe direta do falecido

Comunicar o falecimento de um colaborador para a equipe direta também requer uma abordagem cuidadosa. Procure comunicar o time o mais rápido possível, fale primeiro com o gestor e depois reúna o time para dar a notícia.

Prefira sempre conversar pessoalmente ou por chamada de vídeo. Certifique-se de que todos estejam em um lugar calmo e reservado antes de começar o assunto. Seja claro e direto, mas sensível.

Busque compreender genuinamente a dor da equipe, pois algumas pessoas podem não ter perdido somente um colega, mas sim um amigo com quem dividiram momentos dentro e fora do trabalho. Ofereça um espaço seguro de fala, dando a oportunidade deles lamentarem a perda e expressarem seus sentimentos.

Garanta que a equipe tenha apoio psicológico durante o período de luto, já que alguns funcionários podem sentir dificuldades em exercer suas funções e voltar à rotina. Não esqueça de ajudar a organizar as escalas para que o time possa comparecer ao velório e prestar sua última homenagem.

3. Comunique os demais colaboradores da empresa

Nas empresas com poucos colaboradores, também é ideal comunicar o falecimento de um funcionário de forma presencial ou por chamada de vídeo. Já em empresas maiores, é compreensível que seja comunicado por e-mail ou demais canais de comunicação.

Escreva uma nota de falecimento corporativa para divulgar informações como a data, o horário e o local do velório. Inclua uma mensagem de condolências para confortar os colegas de trabalho.

Tente usar um tom de voz mais pessoal e emotivo, manifestando sincero pesar pela perda. Aqui é cabível relembrar a história do colaborador na empresa. Aspectos como tempo de casa, suas principais realizações e pontos fortes da sua personalidade podem humanizar a mensagem.

4. Envie uma coroa de flores para o velório

O envio de uma coroa de flores para o velório com uma faixa de homenagem demonstra afeto pelo colaborador que se foi e empatia com a dor dos familiares. A coroa de flores é uma forma bonita de prestar a última homenagem e comunica uma mensagem respeitosa de adeus.

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5. Envie um Arranjo de Condolências para a casa da família

Outra sugestão é enviar um arranjo de condolências para a casa da família do colaborador falecido. Essa atitude também demonstra atenção e empatia pelo luto dos entes queridos. Escreva uma mensagem de condolências em um cartão assinado com o nome da empresa e de colegas mais próximos, com certeza fará toda a diferença.

Dica dentro da dica: muitas vezes as empresas ficam sabendo da notícia do falecimento de familiares de colaboradores depois do velório. Quando isso acontece, é de extrema sensibilidade enviar um arranjo de condolências na casa da família, transmitindo todo o cuidado e carinho da empresa neste momento.

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Leia também: Como acolher e apoiar funcionários em luto?

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