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A cultura da inovação, dentro das empresas, tornou-se ferramenta importante, abrindo espaço para mais colaboradores atuarem de forma ativa na participação das atividades. Essa inovação busca otimizar os resultados em um processo em que a tecnologia influencia constantemente.
Para que ocorra as substituições de objetos, máquinas, ferramentas, ações, ideias e até mesmo produtos ou serviços, que já estejam ultrapassados, é extremamente necessário que, em primeiro lugar, o gestor tenha em sua mente esse pensamento, para a partir disso, transferir esse ideal inovador aos seus liderados.
Implementar a cultura da inovação em uma corporação é um processo, e não será da noite para o dia que ela irá se instalar perfeitamente. Será necessário uma adaptação de processos, organizações e hábitos por todos os envolvidos, mudando comportamentos, métodos e ações.
O importante é não desistir e disseminar o pensamento de inovação entre os colaboradores, dando liberdade para que eles exponham suas ideias, cultivando a capacidade de criação deles em buscar novas tendências.
Deixe a criatividade fluir
Também podemos chamar de processo colaborativo, onde ideias poderão ser testadas e aperfeiçoadas, e não estamos necessariamente falando de tecnologia. Processos dentro da empresa podem ser aprimorados com essas ideias inovadoras.
As necessidades do dia a dia de uma corporação podem ser mudadas para melhores formas de trabalhá-las, configurando uma outra maneira, observada por um colaborador que se sentiu estimulado em criar nova forma para sua própria tarefa, por exemplo.
O importante é ter em mente que nenhuma ideia é ruim, deixando o funcionário soltar a criatividade sem podá-lo caso algo não tenha dado certo. É relevante que haja um aperfeiçoamento, unindo várias ideias em uma só.
Ter um ambiente de trabalho que propicie esse estímulo de criação, também ajuda. O clima alegre e positivo, deixa os colaboradores mais seguros e propensos às novas ideias, um lugar onde as pessoas possam conversar e ter um bate-papo informal, facilita o livre trânsito de trocas de princípios e ideais, que mesmo pessoais, podem auxiliar no âmbito profissional.
Abertos às mudanças
A inovação pode surgir de diversas formas e em várias áreas de atuação dentro de um negócio. Por isso é significativo que todos estejam aptos às mudanças, assumindo novas posições, quando solicitado.
No livro “Gestão da Inovação” dos autores Joe Bessant e Joe Tidd, muito usado como base para cursos de MBAs e mestrados, é ressaltado que a inovação pode passar por 4 dimensões de mudanças:
- Inovação de produto: Quando ocorrem mudanças inovadoras nos produtos e serviços que a organização oferece ao mercado.
- Inovação de processos: São mudanças nas formas de como os produtos e serviços são criados, oferecidos, expostos, propagados e etc, ao mercado.
- Inovação de posição: Mudanças nas situações em que esses produtos e serviços são introduzidos aos consumidores.
- Inovação de paradigmas: Alteração do modelo mental da empresa.
Ainda que a inovação chegue vagarosamente, realizando testes e assumindo menores riscos, pode ser otimizada aos poucos, sem que haja uma radicalidade entre o que ainda está em mente ou em teoria, e o que pode ser realizado.
Esta também é uma forma de manter os colaboradores engajados, proativos e focados no desenvolvimento, aperfeiçoamento e resultados de uma empresa.