Tempo de leitura: 3 minutos
É fato que as tendências tecnológicas mudaram o cotidiano das pessoas, impactando diretamente em suas vidas pessoais e profissionais. Além disso, viabilizou uma infinidade de oportunidades a qualquer área de atuação, potencializando as metodologias, anteriormente aprendidas de forma manual, por meio de sistemas, plataformas ou aplicativos que otimizam os métodos exponencialmente.
Toda essa inovação aumentou a possibilidade das empresas melhorarem seus processos, investindo em treinamentos para seus profissionais se aperfeiçoarem de forma mais acessível e econômica. Isto elevou o nível da educação a distância para diversas formas como videoaulas, colaboração e grupos de estudos online, salas de aula virtuais e aulas transmitidas em tempo real.
Essa é uma revolução que ampliou os horizontes, transformou e acelerou o ensino atual, desde as escolas primárias e fundamentais até os cursos superiores de bacharelado, tecnólogo e licenciatura.
Visão do RH
A partir dessas possibilidades de formação online, os gestores notaram que essa é uma forma de aprender, que estimula o aprimoramento dos colaboradores dentro das empresas, especializando-os de forma rápida e dinâmica.
Com isso, as próprias corporações passaram a investir nesse tipo de treinamento, uma vez que agiliza a aprendizagem e minimiza os gastos direcionados ao desenvolvimento de pessoal. O RH percebeu que o eLearning é uma ferramenta que faz todo sentido dentro das empresas hoje, uma forma de engajar e potencializar as competências dos colaboradores.
Instituições de ensino superior a distância
Dados do Censo da Educação Superior, realizado em 2017 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep, registrou que existem mais de 1 milhão de universitários que estudam a distância, ou seja, escolheram um ensino superior online para entrarem no mercado de trabalho aptos para atuar, após terminar os estudos.
E esse formato de ensino digital já está presente nas melhores instituições de ensino superior ou escolas especializadas em inovação. Por isso, para garantir um alto nível ao ensino superior a distância, o Ministério da Educação – MEC, órgão responsável por manter a educação brasileira, avalia anualmente o padrão das instituições de ensino, tanto as presenciais como as digitais, ranqueando-as segundo seus critérios e índices.
Dessa forma, vamos listar algumas das melhores instituições de ensino a distância do Brasil, segundo o MEC.
Privadas:
- Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL (São Paulo)
- Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – EBAP (Rio de Janeiro)
- Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV-EAESP (São Paulo)
- Universidade Nove de Julho – UNINOVE (São Paulo)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ (Rio de Janeiro)
Públicas:
- Universidade Federal de Lavras – UFLA (Minas Gerais)
- Universidade Federal de Santa Catarina – EFSC (Santa Catarina)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Rio Grande do Sul)
- Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR (São Paulo)
- Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (São Paulo)
Plataformas de cursos online
Além das instituições físicas que disponibilizam cursos de educação a distância, existem muitas plataformas que desenvolvem apenas cursos online, e também se tornaram referência entre estudantes, empresas e profissionais.
Agora, uma lista de plataformas que são autoridade em diversos tipos de cursos a distância, ressaltando que além destas, outras também estão no ranking das melhores escolas online.
- Udemy
- EduK
- Veduca
- Udacity
- Coursera
- Alura