Tempo de leitura: 2 minutos
Detalhes e dicas importantes sobre economia, finanças e tributos que podem auxiliar o colaborador a não cair na malha fina.
Este ano, o prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda começou no dia 1º de março, e terminará no dia 30 de abril, são dois meses inteiros para a realização da sua declaração à Receita Federal.
Isso significa que o prazo para a entrega está bem próximo, e você, enquanto gestor, pode auxiliar seus colaboradores a realizar esse processo, que em alguns casos pode ser um pouco complicado.
Por isso, além da responsabilidade como empresa em fornecer o comprovante de rendimentos aos seus colaboradores, listamos aqui 5 ações interessantes que se realizados poderão ajudá-los na declaração de imposto de renda em 2018:
1- Comunicação Especial
A empresa, por meio dos gestores de RH, e em conjunto com a área de comunicação interna, podem elaborar e enviar newsletters, lembrando do início e o prazo para a entrega da declaração, com dicas sobre como organizar os documentos necessários ou de como realizá-la por conta própria.
Outra sugestão é espalhar pelas áreas da empresa quadros de avisos e cartazes com essas dicas e informações. Se a empresa tiver TVs interna, pode-se veicular esse material em vídeos explicativos e dinâmicos.
2- Material
Aproveitando o gancho da comunicação, o time de RH pode confeccionar folders, panfletos ou até mesmo uma lâmina digital, que contenha um passo a passo de como realizar a declaração, explicando como baixar o programa da Receita Federal pela Internet, como realizar o preenchimento dos dados pessoais e levantar as informações relacionadas aos rendimentos e impostos pagos.
Esse material pode ser lúdico e de linguagem simples para a boa compreensão das instruções e orientações necessárias.
3- Eventos Especiais
Se a empresa tem espaço e capital para isso, pode promover eventos sobre o assunto, contratando profissionais especializados em contabilidade para ministrar palestras e workshops.
Isso pode ser feito em apenas um dia, de preferência num café da manhã, para não atrapalhar a rotina da empresa. Indicar profissionais e escritórios de contabilidade ao final do evento, que possam realizar o Imposto de Renda por um preço competitivo, pode ser interessante também.
4- Educação Financeira
É possível realizar eventos para a educação financeira dos colaboradores, ao longo do ano, para que aprendam a lidar com o seu próprio dinheiro, administrar suas finanças, e assim, manterem um bom nível de conhecimento econômico-financeiro.
Esse tipo de conhecimento pode render melhores profissionais, que estarão mais capacitados a gerenciar suas próprias finanças.
5- Consultoria ou profissional especializados
Por fim, a empresa pode disponibilizar, por exemplo, durante uma semana, um consultor especializado para ficar na empresa agendando reuniões para esclarecer, informar e tirar as dúvidas dos colaboradores em como realizar suas declarações de imposto de renda.