Tempo de leitura: 3 minutos
Uma organização com o dom de converter motivação pessoal em produtividade, é capaz de sair na frente da concorrência e se destacar em seu mercado. Para isto, é indispensável ter uma equipe alinhada com os objetivos, a missão, visão e valores da empresa, por meio de recursos organizacionais que ajudam a garantir essa eficiência.
O departamento de comunicação interna é um dos setores que pode auxiliar nesses recursos, trabalhando sempre em conjunto com outros setores, para realizar práticas que fortaleçam a eficiência de um negócio.
Conheça agora, 4 ações que a comunicação interna pode utilizar para fortalecer a eficiência em sua corporação:
1ª Ação – Sistemas informatizados
A agilidade que a tecnologia nos proporciona é inegável, e ela nos trouxe alguns sistemas fáceis e seguros de passar informação e se comunicar de forma mais efetiva. Exemplo disso são a Intranet e a Extranet, dois tipos de redes que resguardam informações empresariais, acessíveis somente por pessoas autorizadas.
Seu propósito é se comunicar otimizadamente com todos os envolvidos da empresa, por meio de ferramentas como envio e recebimento monitorado de e-mails, compartilhamento de arquivos e de conteúdos mediante Blogs internos.
Com estas ferramentas, publicar e transmitir artigos de texto e mensagens, torna mais viável a eficiência da sua organização, colocando todos os seus colaboradores informados sobre as novidades e necessidades da mesma.
2ª Ação – Eventos de relacionamento
Criação de eventos para estimular a convivência, a interação e o network entre os colaboradores ajuda a estreitar relações e passar informações relevantes da empresa.
Workshops, palestras e apresentações podem transmitir novidades e lançamento de produtos e/ou serviços, além de explanações sobre os valores, os objetivos e motivacionais.
Também podem organizar reuniões informais como festas, almoços ou jantares, e happy hours para comemorar as metas alcançadas e transmitir informes e comunicações que, muitas vezes no dia a dia, não consegue-se devido aos muitos afazeres.
3ª Ação – Vídeos

Produção de vídeos hoje são o que mais chamam atenção, então pode usar e abusar deles. O vídeo é uma forma bastante interativa de passar informação, e por isso provoca um despertar nas pessoas.
Podem ser passados nas TVs internas da empresa ou compartilhados por redes sociais, e-mails ou WhatsApp para acesso em tablets e smartphones, o que facilita mais ganhar a audiência e sua viralização.
Informar os objetivos de uma corporação por meio de vídeos aguça a memória fotográfica das pessoas, e então facilita sua compreensão.
4ª Ação – Áudios
Podcasts e áudios são bastante atrativos hoje por darem ao usuário o poder de realizar outras tarefas enquanto ouvem as informações. São fáceis de ser enviados por e-mail, mensagens de WhatsApp, disponíveis na Intranet ou Extranet ou publicados em Blogs.
O conteúdo deve ser dinâmico e de fácil compreensão, sem deixar de ser informativo. Os áudios e podcasts estimulam o conhecimento de forma criativa uma vez que os colaboradores poderão ouví-los a qualquer momento, no trabalho, no almoço, no carro ou transporte, ou enquanto praticam uma atividade física.
Estas ações fortalecem não apenas a missão, a visão, os valores e os objetivos da empresa, tornando-a mais eficiente, mas também a própria comunicação entre os departamentos e equipes.
Manter a boa comunicação em sua organização é primordial para evitar falhas e alinhar a cultura da empresa para que todos sejam influenciados positivamente e engajados com o desempenho otimizado dos resultados.