Agosto Dourado nas empresas: o que essa campanha tem a ver com o RH?

Agosto Dourado nas empresas: o que essa campanha tem a ver com o RH?

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A amamentação é um tema social, que deve ser compreendido não somente por quem amamenta, mas por todos, inclusive as empresas. Entenda aqui a relação do Agosto Dourado com o RH!

A amamentação é um tema social, que deve ser compreendido não somente por quem amamenta, mas por todos, inclusive as empresas. Entenda aqui a relação do Agosto Dourado com o RH!

O mês de agosto foi definido como Agosto Dourado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como símbolo de incentivo à amamentação. A cor dourada está associada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Na primeira semana do mês de agosto, entre os dias 01 e 07, é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Dentro desse mesmo período, o dia 1º foi escolhido para representar o Dia Mundial da Amamentação. A campanha Agosto Dourado visa incentivar o aleitamento materno e impedir o desmame precoce.

Sobre a amamentação

Você sabia que a amamentação é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos? Além disso, a cada ano que a mulher amamenta, o risco de desenvolver câncer de mama reduz em 6%.

A amamentação é essencial para a saúde do bebê, além de fortalecer o vínculo afetivo. Até o 6º mês, é recomendável que o leite materno seja o único alimento consumido pelo bebê e que seja oferecido de maneira complementar pelo menos até os dois anos de idade. O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê e o protege contra doenças infecciosas.

Apesar de todos esses benefícios, a amamentação nem sempre ocorre da maneira esperada e pode se tornar um grande desafio. Algumas mães produzem pouca quantidade de leite e acabam não provendo os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Nesses casos, a complementação se torna essencial e é, normalmente, orientada por profissionais.

O Agosto Dourado nas empresas

O direito de amamentar está previsto no artigo 396 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), que prevê que uma colaboradora com um bebê tem direito a dois descansos especiais de 30 minutos durante a jornada de trabalho.

Além de ser prevista por lei, já explicamos aqui a grande importância da amamentação, e ela já seria suficiente para provar que o departamento de RH deve organizar uma campanha interna para apoiar o Agosto Dourado e incentivar suas colaboradoras a amamentarem seus filhos.

Sabemos que a adaptação entre a vida pessoal e profissional de uma trabalhadora que acabou de ter um bebê não é fácil. Criar e incentivar uma cultura que cuide das colaboradoras mães e seus bebês, é mostrar uma preocupação real, permitindo assim que elas possam cuidar da saúde da família sem ter que escolher entre sua casa e a rotina de trabalho.

Como as empresas podem apoiar e incentivar o aleitamento materno

Existem diversas formas de cuidar do bem-estar das colaboradoras da sua empresa visando a amamentação. Separamos 5 ideias para ajudar o RH a arrasar no Agosto Dourado este ano!

Extensão da licença maternidade

Por lei, a licença maternidade dura no mínimo 120 dias. Como uma forma de facilitar a amamentação e adaptação da vida materna, sua empresa pode estender esse período para 180 dias, ou mais se for possível. Assim, a colaboradora terá mais tempo para cuidar do seu filho e sentirá menos pressão da empresa, se sentindo mais à vontade e estreitando laços com a organização.

Sala de amamentação

Pode parecer básico, mas ter um espaço destinado apenas para amamentação no escritório ajuda muito as colaboradoras mães a conciliarem o trabalho com a amamentação. A sala de amamentação é muito importante para que a mulher possa extrair e armazenar o leite com privacidade para, posteriormente, oferecer o alimento ao seu bebê.

Home-office

Para empresas que não oferecem o home-office ou trabalho híbrido como um benefício, oferecer alguns dias de home-office para as mães recentes vai facilitar ainda mais a amamentação, pelo menos até que o bebê complete 6 meses.

Conscientização

Não basta incentivar a amamentação, mas conscientizar todos os funcionários da empresa, homens e mulheres, é muito importante para ajudar na campanha do Agosto Dourado. Monte um kit informativo com as principais informações sobre a amamentação e sua importância. Divulgue os benefícios e proponha conversas sobre o tema.

Confira aqui algumas opções de itens para personalizar e informar sobre a amamentação!

Decoração do escritório

Aproveite o dourado da campanha e decore o escritório como um apelo visual de incentivo ao mês do aleitamento materno. Balões, cartazes sobre o tema, e fotos das mamães da empresa com seus filhos são alguns exemplos de decorações para envolver os colaboradores na campanha.


Para ir além, não deixe de apoiar bancos de leite humano para sua empresa contribuir ainda mais neste Agosto Dourado. Todos os anos, diversas instituições realizam a campanha no mês temático com o objetivo de aumentar a arrecadação de leite.

Veja também: Kit Maternidade: 5 motivos para sua empresa investir

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam