6 métodos de trabalho para ser um RH mais produtivo

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Está precisando melhorar o desempenho da equipe e aprender a priorizar tarefas? Confira aqui 6 métodos para ser um RH mais produtivo!

Vivemos todos em uma velocidade acelerada, com estímulos que vêm de todas as partes, e cobranças que aumentam a cada dia. Se distrair neste cenário é muito fácil. Não entregar? Ainda mais fácil. Contudo, o mesmo gatilho que acelera a rotina de um dia de trabalho nos traz soluções para encontrar a produtividade em meio ao mar de distrações. A tecnologia entrega diversas ferramentas que ajudam a aumentar a produtividade no trabalho. Confira aqui 6 métodos para ser um RH mais produtivo!

Mas afinal, o que é produtividade? Da palavra produzir, o termo se refere àquele que gera resultados, que entrega o que lhe é pedido e que faz valer o investimento, de tempo e dinheiro. Um bom rendimento é uma das características mais procuradas no mundo corporativo. A combinação da qualidade com quantidade de entrega resulta em uma boa produtividade e, logo, resultados alcançados. 

E onde o departamento de RH se encaixa nesta produtividade? Faz tempo que o Recursos Humanos deixou de ser apenas admissão e demissão. O RH moderno é muito menos burocrático e engloba ações que contribuem para um bom ambiente de trabalho, transmitam os valores da empresa e valorizem seus colaboradores. 

Para isso, o RH deve ser um departamento organizado e dedicado em ser o exemplo de produtividade e entrega. Por isso, separamos 6 métodos para aumentar a produtividade da área:

Método de trabalho Kanban

Organização é a palavra de ordem para quem quer produzir bem. O método Kanban serve para organizar tarefas, as classificando por prioridade, progresso e status. É simples, basta dividir todas as atribuições do colaborador, ou do time, em três colunas:

  • Para fazer.
  • Em andamento.
  • Concluído.

As colunas podem ser incrementadas conforme a necessidade de cada projeto, o importante é manter a organização e atualização diária do Kanban, garantindo o bom andamento das tarefas elencadas por prioridade. 

Dica: a ferramenta Asana pode ajudar bastante neste método.

Método de trabalho S.M.A.R.T.

No mundo corporativo, não há produtividade sem metas a serem batidas. Definir a linha de chegada e um prazo para alcançá-la ajuda também na priorização de tarefas e organização do departamento. O método S.M.A.R.T. torna esse processo mais assertivo (e produtivo!).

Segundo essa metodologia, uma meta deve ser:

  • S — Specific / Específica.
  • M — Measurable / Mensurável.
  • A — Attainable / Alcançável.
  • R — Relevant / Relevante.
  • T — Time Based / Temporal (ter um prazo).

Método de trabalho Pomodoro

Criada pelo italiano Francesco Cirillo nos anos 80, o método Pomodoro é uma das técnicas de gestão de tempo e aumento de produtividade mais fáceis de serem implementadas no dia a dia. Vamos lá?

Faça uma lista de tarefas e divida o seu tempo em períodos de 25 minutos (chamados pomodoros). Configure o timer para 25 minutos e, nesse tempo, trabalhe com foco total na primeira tarefa. 

O alarme tocou? Pare o que você está fazendo e faça uma pausa de pelo menos 5 minutos. Configure o timer novamente em 25 minutos e inicie a segunda tarefa. Tempo! Mais um pomodoro concluído.

Depois de 4 rodadas, faça uma pausa maior – algo entre 15 e 30 minutos. Os intervalos são essenciais para que o seu cérebro recupere o oxigênio e, assim, você consiga aumentar sua agilidade mental, e produzir mais.

Método de trabalhoNão quebre a corrente

Como o nome já diz, essa técnica ajuda a incentivar a produtividade através do estímulo visual e da sensação de entrega. É simples: em um calendário – pode ser virtual ou físico – marque os dias em que todas as tarefas foram realizadas com sucesso. A marcação pode ser com um X, ou com uma colocação específica.

Assim, se algum dia você não entregar tudo aquilo que deveria, a data ficará em branco, a corrente será quebrada, e a sensação de dever cumprido vai embora. Não quebre a corrente!

Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto, também conhecido como a regra do 80/20, é uma teoria que afirma que cerca de 80% dos efeitos são gerados por apenas 20% das causas. A partir desta constatação, o ideal é que o esforço seja concentrado nas poucas ações que vão, efetivamente, gerar resultados significativos.

Por exemplo:

  • 80% do faturamento vem de 20% dos clientes;
  • 80% das reclamações são feitas por 20% dos usuários;
  • 80% das vendas são provenientes de 20% dos produtos;
  • 20% dos vendedores ganham 80% das comissões;
  • 80% das suas conversões são geradas do esforço de 20% das suas páginas;
  • 20% da sua dedicação ao trabalho é responsável por 80% do seu desempenho.

Método de trabalho Agile Working

Este método consiste em reunir pessoas, processos, tecnologia, tempo e lugar para encontrar a forma mais apropriada e eficaz para realizar uma determinada tarefa. É trabalhar dentro de diretrizes, mas sem limites. 

A forma mais conhecida de aplicar o Agile Working é através de um Time Scrum, formado por 3 pilares:

  • Product Owner (Dono do Produto): aquele responsável por decidir a ordem do desenvolvimento, quais funcionalidades e quais recursos devem ser criados ou otimizados primeiro para garantir o sucesso da tarefa.
  • Scrum Master: age como um facilitador para o trabalho do time de desenvolvimento. Ele atua como líder, apoiando a equipe e ajudando a desenvolver a abordagem scrum.
  • Equipe de Desenvolvimento: as pessoas que executam as estratégias propostas pelo Dono do Produto e organizadas pelo Scrum Master.


No Agile Working, tudo gira em torno da Sprint: o período determinado para caber todas as tarefas e garantir a entrega. Ela será dividida em 4 partes:

  • Sprint Planning: reunião que determina o que será feito por quem, até quando, dentro da sprint.
  • Daily: reunião diária de 15 minutos para alinhar cada dia e garantir a produtividade.
  • Sprint Review (revisão): reunião que acontece ao final do sprint, para falar sobre o que foi entregue e o que não foi concluído.
  • Sprint Retrô (retrospectiva): o momento de analisar as estratégias e desempenho da equipe para adaptar aspectos do Scrum que não foram tão bem sucedidos.



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