A preocupação das empresas com questões socioambientais é cada vez mais frequente. O conceito de ESG surgiu como uma forma de esquematizar soluções para essas questões. Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre ESG.
Assim como diversos setores da sociedade, o mundo corporativo também se coloca nas discussões sobre questões socioambientais e, para isso, utiliza diversas ferramentas e conceitos.
A criação de ações e práticas sustentáveis nas empresas é essencial para o posicionamento de marca, o sucesso dos negócios e a retenção de talentos.
O que significa ESG?
O termo ESG (Environmental, Social and Governance) surgiu pela primeira vez no Relatório do Pacto Global da ONU em 2004. Feito em parceria com o Banco Mundial, o relatório tinha como objetivo apoiar iniciativas de governança sustentável, priorizando questões socioambientais.
Em resumo, ESG é um conjunto de boas práticas que tem o objetivo de dizer se uma empresa é consciente em questões sociais, de sustentabilidade e gerida de forma adequada.
Quais são os pilares do ESG?
A sigla ESG, que está em inglês, pode ser traduzida da seguinte forma:
- Environmental (Ambiental);
- Social;
- Governance (Governança).
Estes são os critérios para fazer a análise da sustentabilidade empresarial de um negócio. Partindo desses critérios, é possível fazer um diagnóstico que vai além de dados financeiros, que mostra se a empresa possui compromisso com a causa ambiental, direitos humanos e impactos sociais positivos como empregadora e gestora de pessoas.
Quais são os princípios ESG?
Os princípios ESG podem ser divididos em três critérios:
Ambiental
Neste critério, é exigido que as empresas realizem ações que diminuam a sua pegada ambiental, assim como:
- Adoção de uma política de gestão de resíduos;
- Fazer uso de fontes renováveis na geração de energia;
- Políticas de desmatamento e manutenção de biodiversidade (caso a empresa afete áreas de interesse ambiental);
- Posicionamento e ações referentes a mudanças climáticas.
Social
Neste critério são analisadas questões referentes à empresa como empregadora com o objetivo de mostrar para investidores e gestores de fundos de investimentos como ela realiza a sua gestão de pessoas. Dentre os pontos analisados estão:
- Benefícios e vantagens oferecidos às pessoas colaboradoras;
- Participação dos funcionários na gestão da empresa;
- O salário oferecido é justo e equivalente ao que é oferecido pelo mercado?
- Existe taxa de turnover e, se sim, qual é?
- A empresa oferece um plano de previdência?
Além destes pontos, é avaliado também se a empresa está escolhendo seus fornecedores de forma responsável, garantindo que todo o processo seja o mais livre possível de questões que possam ferir os direitos humanos e a integridade do meio-ambiente.
Governança
Este critério de ESG está relacionado a como a empresa é gerida e sobre como gestores e diretores atendem aos interesses da organização como um todo para garantir a saúde dos processos da empresa. Neste critério são avaliados:
- Transparência financeira e de dados;
- Ações anticorrupção;
- Efetividade de canais de denúncias;
- Condutas corporativas;
- Respeito aos direitos dos consumidores, investidores e fornecedores.
Qual a importância do ESG para as empresas?
O ESG é importante nas empresas para garantir que boas práticas de negócios sejam adotadas e mantidas. Segundo o relatório da PCW, 77% dos investidores planejam deixar de investir em empresas não ESG nos próximos anos, mostrando que o mercado está cada vez mais comprometido com essa nova maneira de fazer negócios.
Uma estratégia que considere os princípios ESG nas empresas é essencial para manter uma boa reputação de marca e um bom employer branding. Com isso, o interesse de investidores, a competitividade e a retenção de talentos é cada vez maior.
Além disso, a empresa também experimenta uma redução de custos e um aumento nos lucros a longo prazo, já que são melhor geridas e possuem maior fidelização de clientes.
Qual é a diferença entre sustentabilidade e ESG?
Sustentabilidade e ESG, apesar de serem conceitos diferentes, andam em conjunto. A sustentabilidade, no contexto atual, é um conjunto de práticas que visa diminuir danos ao meio-ambiente e repensar atitudes que sejam prejudiciais ao mesmo.
Incentivar ações sustentáveis na sua empresa é uma maneira de começar a implementar um dos critérios ESG, mas ainda não é o suficiente, já que, como vimos acima, ser uma empresa ESG envolve outros critérios que devem ser levados em conta.
O que uma empresa precisa para ser ESG?
Existem alguns pontos a serem considerados para que uma empresa apareça no índice ESG. Estar listada na bolsa de valores é um deles.
Para que uma empresa receba uma boa pontuação ESG, são feitas análises profundas de dados por agências que avaliam todos os critérios.
A empresa também deve apresentar políticas que atendam aos critérios do índice, desafios e soluções para os problemas que enfrentam.
Rankings como o Merco Brasil realizam essa análise de empresas nacionais. .
3 dicas simples para ser uma empresa ESG
A sua empresa pode começar a dar os primeiros passos para se tornar ESG com algumas ações simples. Dentre elas estão:
1 – Contrate com diversidade e de forma humanizada
Fazer um recrutamento que leve em conta a diversidade de gênero e etnicorracial é uma boa forma de começar a atender o critério social do ESG. Dessa forma, você constrói uma equipe plural e que pode trazer diferentes perspectivas e vivências para o time. Além disso, garanta também que a experiência da pessoa colaboradora seja boa e a remuneração justa, oferecendo ferramentas para que o ambiente de trabalho seja confortável e a mantenha engajada.
2 – Invista em uma cultura de transparência
Seja nos processos cotidianos, nos relatórios ou nas tomadas de decisões, trabalhe de forma transparente. Assim, a empresa se torna mais confiável tanto para a equipe, quanto para os possíveis investidores, que verão nela um espaço seguro para realizar investimentos em produtos e serviços.
3 – Pratique sustentabilidade
Com atitudes simples, uma empresa pode ser mais sustentável. Ao incentivar práticas como apagar as luzes e desligar equipamentos após o final do expediente, digitalizar o máximo de processos para evitar o uso excessivo de papel, realizar ações em dias como o Dia Mundial da água (22/03) para promover o uso de squeezes e garrafas no lugar de copos descartáveis, você consegue conscientizar as pessoas colaboradoras e modificar práticas e caminhar rumo a uma política ESG.
Agora que você já sabe o que é e como implementar os critérios ESG na sua empresa, que tal começar dando uma olhada nas nossas alternativas sustentáveis para diminuir o uso de copos plásticos na empresa?
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