Assunto do momento no mundo da tecnologia, o ChatGPT pode ajudar bastante o departamento de Recursos Humanos. Entenda aqui 7 formas de usar a nova ferramenta no RH!
Nas últimas semanas foi difícil não escutar ou ler sobre o ChatGPT. Mas o que é isso? E como ele pode ajudar na sua empresa? A nova atração tecnológica nada mais é do que uma evolução do chatbot desenvolvido pela Inteligência Artificial (IA), que consegue adicionar um toque humano nas respostas de um diálogo, tornando o mais natural possível. Vamos te explicar como essa ferramenta pode ajudar o RH da sua organização. Siga com a gente!
Idealizado em 2018 e lançado em 2022, o ChatGPT ainda está em fase de teste, mas já é capaz de realizar tarefas avançadas, que colaboram para o caminho da substituição do trabalho humano em troca da eficiência das máquinas.
O GPT é um modelo de linguagem baseado em redes neurais, que usa o Processamento de Linguagem Natural (PNL), para interagir como o ser humano. Ele utiliza algoritmos que podem entender como as pessoas se comunicam com base em voz, texto ou toque. A máquina também tem a capacidade de aprender, por isso, quanto mais entrosamento com humanos, melhor será o resultado do ChatGPT.
Sabemos que nem tudo é perfeito, e como qualquer tecnologia, a nova ferramenta também traz preocupações dentro do mercado de trabalho. A automação de tarefas como o atendimento ao cliente, por exemplo, pode piorar a experiência oferecida por diversas empresas, uma vez que o atendimento não será mais humanizado. Por outro lado, a economia de tempo de dinheiro faz crescer os olhos de qualquer negócio.
A substituição dos humanos também é uma preocupação, mas a chance de uma troca completa é muito baixa, uma vez que a interação humana sempre será necessária para processos complexos de tomada de decisão ou solução criativa de problemas.
Para o departamento de RH, algumas funcionalidades do ChatGPT podem otimizar o tempo. Elencamos 7 dicas para usar o chat nos recursos humanos:
1. Criação de descrição de vagas
Compilando palavras-chaves e requisitos da vaga aberta, a ferramenta cria uma descrição completa e clara. Uma personalização pode ser feita depois da descrição automatizada, para dar a cara da empresa, e expor alguns valores e tom de voz.
2. Automação de perguntas para entrevistas
Com o auxílio de um banco de dados de perguntas para entrevistas, o chatbot pode preparar cada entrevista com as perguntas certas a serem feitas para cada candidato. Assim, o processo de recrutamento pode ser acelerado e a vida do RH facilitada.
3. Testes para recrutamento de candidatos
Em processos seletivos, uma das principais etapas para filtrar um bom número de candidatos é aplicar testes que contemplem o cotidiano da vaga a ser preenchida. O GPT pode ajudar com o desenvolvimento de provas específicas, agilizando o processo de recrutamento.
Claro que o responsável pela vaga deve revisar o teste antes de aplicar, e dar um toque final mais humano e com a marca da organização.
4. Criação de materiais para campanhas e treinamentos
O ChatGPT também é capaz de criar treinamentos com módulos e interação ativa com os funcionários, respondendo dúvidas frequentes e focando no material necessário para cada curso.
O mesmo pode ser feito para campanhas de marketing ou endomarketing, facilitando a criação de e-mails e otimizando tempo de outras áreas que ajudam o RH.
5. Avaliação de performance
Juntando inputs de dados, com as responsabilidades e conquistas do colaborador, a ferramenta consegue gerar avaliações de performance, e redigir textos de feedback.
Os feedbacks também podem ser usados na fase de recrutamento de candidatos, fornecendo um retorno automático para quem não passar para a vaga.
6. Onboarding de novos colaboradores
Um onboarding padronizado e completo é muito importante para receber corretamente novos funcionários, e o ChatGPT também pode ajudar a sua empresa com isso, juntando informações, dúvidas frequentes, políticas internas e valores em um lugar só para passar a mensagem necessária aos recém chegados.
O ChatGPT também pode auxiliar o RH a escrever a mensagem de boas-vindas para o cartão que é entregue junto com o Kit Onboarding.
7. Compliance
O novo chat também pode ser usado para assegurar o cumprimento das exigências regulatórias de compliance, fornecendo informações precisas e atualizadas sobre as leis e regulamentos que se aplicam à organização.
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O ChatGPT e o RH podem ter uma ótima relação, desde que o departamento saiba usar a ferramenta de maneira efetiva e sempre lembrando de revisar qualquer processo implementado através da ferramenta de automação.
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