Plano de carreira: como usar a favor do RH?

Plano de carreira: como usar a favor do RH

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O plano de carreira é a estruturação do caminho profissional que o colaborador pode percorrer dentro da empresa. Confira aqui a importância do papel do RH neste projeto e veja dicas para estruturar um bom plano de carreira!

Ter uma definição clara dos passos e objetivos a serem alcançados para crescer dentro da organização se tornou um grande atrativo de talentos. O plano de carreira é o processo que estrutura o caminho a ser seguido pelo profissional que pretende crescer dentro da empresa. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica, e guia o funcionário a chegar aonde almeja. Separamos todas as informações necessárias para o departamento de RH estruturar um bom plano de carreira e levar a empresa além!

Para empresas com uma estrutura bem definida, o plano de carreira fica ainda mais fácil, uma vez que mudanças de rota levam mais tempo para acontecer, e os colaboradores conseguem enxergar claramente o caminho de crescimento ao longo dos cargos na sua equipe. 

O plano determina exatamente quais etapas o funcionário deve passar dentro da hierarquia da organização, e quanto tempo ficará em cada uma delas, para alcançar o cargo que escolheu como meta final. Fazem parte do processo também cursos para desenvolvimento do profissional e projeções de aumento salarial. 

Um plano de carreira claro atrai bons profissionais desde o momento da entrevista com o RH, que deve passar uma perspectiva positiva sobre o crescimento interno, e o investimento da empresa no futuro do colaborador. Aqui cabe também preparar um kit de boas-vindas personalizado e incentivador para os recém-chegados.

Existem formalmente 6 tipos diferentes de planos de carreira:

  • Em Y: a partir de um determinado cargo, o funcionário precisa escolher se segue carreira de especialista ou de gestor.
  • Em W: são três caminhos possíveis: liderança, especialização e gestão de projetos. 
  • Em linha: a estrutura hierárquica é rígida e as promoções acontecem apenas por tempo de serviço. 
  • Horizontal: para empresas que não possuem hierarquia entre cargos, e o crescimento vem através de aumentos salariais ou reconhecimento de desempenho. 
  • Paralelo: o profissional escolhe desde o início uma ramificação, na qual permanecerá enquanto estiver na empresa.
  • Em rede: é possível escolher entre um leque maior de carreiras para seguir dentro da organização.

Quais as vantagens do plano de carreira?

Ao saber o caminho para crescer, o colaborador constrói sua trajetória individual baseada nos valores da empresa e, principalmente, paralela aos objetivos da organização. Com isso, a transparência oriunda do plano de carreira melhora a produtividade do trabalhador, diminui a taxa de turnover e aumenta o engajamento da equipe de trabalho, que se sentirá mais segura dentro de um organograma claro.

Com isso, a maior consequência, e benefício, do plano de carreira é a formação de bons líderes, que entendem a cultura interna, e vestem desde o início a camisa da empresa, alcançando assim melhores resultados para a evolução do negócio.

Como fazer um bom plano de carreira? 

Encare como qualquer projeto, que deve ter um objetivo definido, plano de ação e um prazo determinado.

O primeiro passo é estruturar um organograma claro, mapeando a hierarquia e facilitando o processo do plano de carreira. Depois, já será possível definir as progressões, isto é, quais os caminhos possíveis de crescimento para cada vaga. 

Tendo a base montada, basta estabelecer um prazo final, e praticar o feedback ao longo da implementação do plano de carreira. 

O papel do RH aqui é fundamental, para que o colaborador saiba claramente se está seguindo o caminho certo, o que falta, e os próximos passos. Neste passo, ferramentas como a Feedz ajudam no acompanhamento individual e na documentação do processo. 

______________________________________________________________________________________________________________

Fica claro que o plano de carreira traz benefícios tanto para o funcionário, quanto para a empresa, uma vez que o final são os resultados alcançados e uma equipe mais motivada. Use nossas dicas e boa sorte com o seu projeto!

Quer deixar seus colaboradores ainda mais felizes? Veja aqui 3 ideias de presentes de aniversário para celebrar.

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam