Você sabia que empresas que têm mulheres em cargos executivos aumentam em 50% a chance de crescer sua rentabilidade? Separamos 5 ações para preparar a liderança feminina da sua empresa.
É isso mesmo que você leu. Empresas que têm mulheres em cargos executivos aumentam em 50% a chance de crescer sua rentabilidade, e em 22% sua lucratividade. Porém, apesar da liderança feminina já ter se provado eficiente para os resultados do negócio, no mercado de trabalho, a desigualdade de valorização entre homens e mulheres segue viva e discrepante. Para que sua empresa não entre na estatística de organizações que não enaltecem a liderança feminina, separamos 5 ações para preparar as mulheres da sua empresa. Continue com a gente!
Segundo o G1, no Brasil, as mulheres estão em 38% dos cargos de liderança. Em vez desse índice crescer, de 2021 para 2022, a porcentagem de mulheres líderes caiu em 1%. Paralelamente a isso, outro dado importante é que o gênero feminino ganha, em média, 20,5% a menos que o masculino.
Na comparação com outros países em relação à presença feminina em cargos de liderança, estamos atrás de África do Sul (42%), Turquia e Malásia (40%) e Filipinas (39%). Ainda assim, temos um resultado melhor do que a média da América Latina (35%).
As mulheres no mercado corporativo brasileiro
É comum ouvir que as mulheres precisam se provar muito mais competentes do que os homens para subir de cargo, ou até mesmo para serem contratadas para um cargo de liderança. Essa dificuldade a mais acaba desestimulando muitas a lutarem por um cargo de liderança, que pode ser muito importante para sua carreira, e ainda mais para sua vida pessoal.
Assim como aprendemos sobre a história do Brasil, no mercado corporativo, as mulheres demoraram muito mais que os homens para conseguirem ganhar sua liberdade e, consequentemente, seu poder. O gênero masculino já nasce sabendo que pode, enquanto o feminino aprende que deve lutar pelo que já sabe ser capaz de fazer. Isso claramente não foi justo há 100 anos atrás, e segue não sendo justo no século XXI.
Por isso, elencamos 5 ações para você promover na sua empresa e ajudar suas colaboradoras a se preparar para a liderança, ou até mesmo encorajá-las a ir atrás de cargos maiores na organização.
1. Plano de carreira
Desenvolver um plano de carreira sólido é uma ótima ideia para reter talentos e estimular o crescimento feminino na empresa. Geralmente, cada profissional tem uma meta individual, e vai precisar desenvolver habilidades diferentes e específicas. Por isso, a organização deve incentivar discussões entre gestores e liderados para definir os objetivos de carreira de cada uma e, assim, personalizar o plano de desenvolvimento de cada colaboradora.
2. Mentoria e treinamento
A falta de modelos na liderança feminina também colabora para as estatísticas diferentes entre homens e mulheres. Por isso, é importante adicionar a mentoria e o treinamento como plano de ação. Caso a empresa conte com mulheres líderes, elabore uma mentoria para suas colaboradoras se inspirarem nelas. Caso contrário, prepare treinamentos sobre liderança e carreira para aquelas que desejam crescer na organização.
Dica de instituições legais para ajudar nesta ação: Mulheres no Comando e Women’s Leadership Program.
Veja também dicas de 7 livros para quem almeja cargos de chefia.
3. Ambiente igualitário
Para conseguir crescer e evoluir, é necessário se sentir bem no ambiente de trabalho. Seja de qual gênero for, o profissional deve se sentir seguro e à vontade para mostrar projetos e comprovar o merecimento do reconhecimento para liderança. Por isso, é fundamental que o ambiente de trabalho seja igualitário, e que a organização promova a diversidade e inclusão constantemente.
Algumas ações que ajudam a promover um ambiente igualitário são: uso da linguagem neutra, igualdade salarial entre gêneros, idades e etnias, contratações que promovam a diversidade e inclusão em todos os sentidos.
4. Definição de liderança
Liderança consiste na aptidão de motivar uma equipe de profissionais e atuar ativamente em projetos que conversem com os objetivos da empresa. No entanto, cada líder tem sua própria estratégia e habilidades de gestão. Por isso, é importante que a empresa defina o que significa liderança dentro da organização para facilitar o caminho das mulheres e ajudar no plano de carreira de cada um delas.
5. Canais de denúncia
Infelizmente, ao falar sobre mulheres no mercado de trabalho, não podemos deixar de mencionar o assédio e a violência no trabalho. A criação de canais de denúncia é fundamental para tornar o ambiente de trabalho seguro e igualitário para todos os colaboradores e colaboradoras, e ajuda as profissionais femininas a desenvolverem a liberdade necessária para crescerem dentro da empresa.
Os canais de denúncia fazem parte de ações relacionadas às políticas organizacionais com tolerância zero para qualquer agressão a qualquer um de seus funcionários.
_______________________________________________________________________________________________________________
As oportunidades de ajudar as mulheres dentro do mercado de trabalho não existem apenas no âmbito de liderança. O departamento de RH da sua empresa pode atuar em todas as frentes, desde a contratação, pelo clima organizacional, até o momento de demissões, para ajudar na evolução de profissionais femininas.