Está na hora de começar as preparações para 2023! É do departamento de RH? Então vem conferir 10 tendências da área para o próximo ano!
O fim do ano está batendo na porta e já está na hora de começar os planejamentos organizacionais para 2023, certo? A área de recursos humanos evoluiu muito nestes dois últimos anos por conta da pandemia e as adaptações oriundas dela, além do avanço da tecnologia que ocupa cada vez mais espaço neste meio. Quer saber como tudo isso vai se juntar? Separamos 10 tendências de RH para 2023.
O ano de 2022 foi de adaptação à nova realidade estabelecida pós pandemia da Covid-19, que contou com a evolução tecnológica e o investimento das empresas no estilo híbrido de trabalho ou, em alguns casos, na adesão do Home Office permanente. Os benefícios desta nova realidade para o departamento de RH são claros ao vermos processos mais ágeis, maior facilidade na gestão de documentos e a redução de riscos trabalhistas, por exemplo.
O que esperar de 2023? Agora que já estamos adaptados, o RH vai seguir mostrando sua importância dentro das organizações, cuidando do que é mais importante para seus colaboradores, e agregando valor à imagem da empresa no mercado de trabalho. Confira as 10 tendências do departamento para o próximo ano:
Bem-estar
A saúde mental passou a ser uma preocupação das empresas por conta do cenário de instabilidade instalado durante a pandemia. Os índices de ansiedade subiram, assim como o Burnout passou a ser mais conhecido, e frequente.
Por isso, investir no bem-estar dos colaboradores deve seguir sendo um dos aspectos procurados por profissionais antes de entrar em uma organização em 2023.
People Analytics
Como já falamos, a tecnologia continuará ajudando bastante o departamento de RH daqui pra frente. O People Analytics é um método de análise de dados voltado para a gestão de pessoas, que garante uma análise mais aprofundada no capital humano da empresa, ajudando na retenção de funcionários, e apontando ao RH quais as maiores falhas da organização em relação aos colaboradores.
Capacitação da liderança
O primeiro passo para alcançar objetivos é contar com uma boa liderança. Um líder que desenvolve seu time, e consegue ao mesmo tempo lidar com as dificuldades do cargo de gestão e liderança, ajuda a empresa a crescer. Assim, outra tendência do RH para 2023 é capacitar os líderes da organização para que ajudem a conquistar metas e motivar seus liderados.
Cibersegurança
A tecnologia traz muitos benefícios sim, mas com ela vem também certa vulnerabilidade de dados e acessos que, muitas vezes, preocupa as empresas. Com o mundo digital e a praticidade de armazenamento de dados, a cibersegurança vem se tornando prioridade no mercado.
Sistemas de criptografia, biometria facial, bloqueio de sites, entre outros, fazem parte desse mecanismo para proteger os dados da organização e de seus colaboradores também. Para que todos ajudem neste aspecto, fica a ideia de promover cursos sobre cibersegurança, com temas como e-mail de phishing, por exemplo.
Inteligência Artificial
Ainda na área da tecnologia e inovação, a Inteligência Artificial é um recurso que garante que os softwares desenvolvam o máximo de atividades possíveis sem necessidade de interferência humana e, consequentemente, traz economia de capital. O mecanismo será atrelado inclusive ao processo de recrutamento e seleção de novos talentos, com ferramentas voltadas à identificação de candidatos mais adequados para o cargo em aberto.
Ferramentas de feedback
O investimento em bem-estar trouxe junto a valorização de dar e receber feedbacks como um aspecto importante nas empresas. Não só para ajudar no crescimento pessoal dos colaboradores e na satisfação de receber um feedback positivo, mas a visão externa sobre um profissional passou a ser utilizada também como critério para aumento salarial e promoções.
Ter uma ferramenta que reúna todas as utilidades de feedback pode facilitar bastante a vida do RH. Indicamos o Workday.
Gamificação
Quem é que não gosta de uma competição saudável? Do termo em inglês “gamification”, a Gamificação é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado e desenvolvimento de pessoas em situações reais.
Estimular os colaboradores através dessa técnica tem se mostrado eficiente e ajudado no Employee Experience das empresas. Mas competição não é legal sem brindes, não é? Confira aqui nosso catálogo de brindes corporativos para aprimorar ainda mais a gamificação na sua empresa!
Employee Experience
E falando nele, o Employee Experience seguirá em alta em 2023. A experiência do colaborador representa o conjunto de etapas que criam a trajetória dele em uma empresa, desde as fases de recrutamento e seleção até a entrevista de desligamento.
O Employee Experience é o conjunto de esforços para criar uma vivência significativa de trabalho para os colaboradores. Para isso, as empresas precisam oferecer liderança inspiradora, cultura com objetivos claros, um ambiente organizacional que promova o crescimento, e outros fatores que podem tornar essa experiência um diferencial para os colaboradores.
Ambiente de trabalho seguro e saudável
Um ambiente de trabalho saudável é aquele que preserva a saúde, bem-estar e satisfação dos colaboradores. Esse ponto reúne muitos dos outros aqui levantados, e sempre é um foco do departamento de Recursos Humanos.
No próximo ano não será diferente, garanta um dia a dia de trabalho mais equilibrado através de políticas e estratégias que proporcionam conforto, infraestrutura adequada, benefícios, suporte emocional e colaboração.
Diversidade e inclusão
Como já falamos aqui no blog anteriormente, locais de trabalho diversos são benéficos para os resultados finais do negócio. A diversidade e inclusão vai muito além de contratações de pessoas diferentes, ela deve fazer parte da cultura da empresa e estar presente nas ações de endomarketing realizadas ao longo do ano. Em 2023 essa tendência não sairá do mapa do RH e seguirá em alta.
O Team Building nunca sai de moda, né? Estimule essa iniciativa dentro da sua empresa e, para isso, entenda aqui tudo sobre ela!