Quer tomar decisões mais conscientes e eficientes na gestão de pessoas? Entenda aqui tudo sobre People Analytics.
Alinhar estatística, análise de dados, inteligência artificial e expertise para tornar a gestão de pessoas da sua empresa mais estratégica. Podemos resumir todos esses pontos em duas palavras que ajudarão o seu negócio: People Analytics. Através dele, o departamento de RH consegue embasar a tomada de decisões e realizar uma gestão orientada por dados. Entenda aqui tudo que você precisa saber sobre People Analytics.
People Analytics é um método de análise de dados voltado para a gestão de pessoas. O processo consiste na coleta, organização e cruzamento de informações, possibilitando que o RH antecipe tendências e aprimore sua gestão de forma estratégica. O objetivo final do processo é tornar o negócio como um todo mais eficiente, e contribuir para um ambiente de trabalho melhor.
Ele garante uma análise mais aprofundada do capital humano e ajuda a direcionar as ações do departamento de RH, melhorando problemas como baixa retenção, queda de produtividade e turnover em contratações.
A análise de pessoas gera poderosos ganhos para a organização. Os colaboradores são um dos recursos mais valiosos que uma empresa pode ter. Por isso é fundamental entendê-los melhor, procurando identificar maneiras de torná-los mais engajados, produtivos e felizes no trabalho.
Com o People Analytics, o setor de RH consegue alinhar as experiências dos colaboradores da empresa com dados e informações, diminuindo as falhas e garantindo maior eficiência. Assim, podemos dizer que este método traz os seguintes benefícios para a empresa:
- maior controle na gestão de pessoas;
- análises com base na realidade interna;
- otimização dos recursos financeiros;
- minimização de erros;
- melhora no rendimento do RH;
- gestão mais estratégica e embasada.
Para chegar a estes benefícios, o setor de RH pode aplicar o People Analytics em quatro momentos principais.
Gestão de pessoas
A análise de dados permite melhorar alguns aspectos da gestão de pessoas, como a performance do time e o clima organizacional, identificando pontos em comum nos profissionais de melhor performance e fatores que contribuem para o desempenho e a produtividade.
Pesquisas de clima são uma boa estratégia para medir a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Dessa forma, o RH consegue encontrar conflitos e criar planos de ação mais efetivos para melhorar o engajamento e a motivação da equipe.
Retenção de talentos
O conhecimento aprofundado dos colaboradores também ajuda a retê-los, minimizando as taxas de turnover e os gastos com novas contratações. Assim, é possível utilizar a análise de dados para entender os principais motivos de desligamento e criar planos de ação para evitá-los. Entrevistas de saída, avaliações constantes de equipe, e pesquisas de clima são bons medidores para ajudar neste ponto.
Recrutamento e seleção
Avaliando sua equipe atual de colaboradores com base em diferentes variáveis, é possível identificar competências e características importantes para criar um candidato ideal para vagas abertas, e otimizar os processos seletivos. Dessa forma, o People Analytics possibilita que os processos de recrutamento e seleção sejam mais direcionados e pertinentes, permitindo a criação de filtros que agilizam o tempo do RH.
Treinamento e desenvolvimento de pessoas
Lacunas no processo de treinamento podem trazer problemas futuros e aumentar o custo para a empresa. Com o
a organização consegue identificar se os funcionários estão aproveitando ao máximo as oportunidades de aprendizado, fazendo uso do conhecimento e das habilidades que estão sendo oferecidas a eles durante o programa de treinamento.
Com base nas informações levantadas pela ferramenta, o RH pode elaborar cronogramas de treinamento mais efetivos e que supram as demandas de cada equipe, agregando não só em performance, mas também contribuindo para a valorização dos profissionais.
Como aplicar o People Analytics
Para aplicar o People Analytics, é importante começar com um mapeamento de quais tipos de dados serão coletados e estão disponíveis para análise. Em seguida, como em qualquer projeto de negócio, é necessário definir os principais objetivos na análise de dados, com um planejamento estratégico para a implementação do processo. Esta fase envolve majoritariamente o reconhecimento das maiores falhas e oportunidades.
Com isso, são definidos quais dados e indicadores devem fazer parte da coleta e acompanhamento para alcançar os objetivos propostos. Então, o próximo passo é efetivamente captar os dados elegidos, armazenando os mesmos de uma maneira que facilite a busca por eles e a criação de indicadores.
Por fim, chegamos ao momento da análise dos dados coletados e organizados para enxergar os benefícios do processo de People Analytics. É aqui que o departamento de RH entenderá como os dados analisados influenciarão nas decisões a serem tomadas. Dependendo da complexidade dos dados, e do tamanho da empresa, essa etapa final pode envolver tecnologias de automação.
Com o People Analytics, você poderá fazer melhor proveito de todos os dados disponíveis e colhidos pela organização e aplicá-los no constante aprimoramento, e na evolução da sua equipe e do ambiente de trabalho na sua corporação.
______________________
Quer engajar seus colaboradores e melhorar a integração da sua equipe? Saiba aqui o que é Team Building e como ele funciona.
Valorize os seus laços e sua marca com a Laços Corporativos. Confira nosso catálogo de presentes corporativos para criar experiências únicas aos seus colaboradores.