Employee Experience ou Experiência do Colaborador é uma estratégia de gestão para compreender como o funcionário de uma empresa observa, sente e pensa no seu cotidiano do trabalho, sem deixar de lado o acompanhamento da performance, a fim de melhorar o seu vínculo entre a marca e o colaborador.
A prática do Employee Experience reúne ações utilizadas para garantir o bem-estar das equipes, além de proporcionar real significado ao trabalho, mostrando o valor de cada membro do time. Com a valorização do capital humano, o empregado se sente mais acolhido, e isso gera uma conquista de bons resultados.
O que é Employee Experience?
Employee Experience é o conjunto de esforços para criar uma vivência significativa de trabalho para os colaboradores. Isto é feito principalmente por meio do alinhamento de valores e do diálogo.
Para isso, as empresas precisam oferecer liderança inspiradora, cultura com objetivos claros, ambiente organizacional que promova o crescimento e tantos outros fatores que podem tornar essa experiência um diferencial para os funcionários.
Adotar essa prática significa colocar o colaborador como foco central das decisões tomadas, principalmente, pelos recursos humanos. O objetivo é promover ações que visam o crescimento e bem-estar das equipes na corporação e essa atenção ao profissional deve ser dada desde o momento do processo seletivo até o momento de seu desligamento.
Como e onde iniciou o termo Employee Experience
O conceito iniciou-se pela primeira vez em 2017, nos Estados Unidos, surgindo do entendimento de que, para proporcionar um bom serviço ao cliente, é necessário primeiro ter um ambiente de trabalho que estimule essas características.
O bom clima organizacional é a chave para o sucesso de empresas de todos os portes e nichos de atuação. Isso explica o porquê um bom ambiente de trabalho vai interferir positivamente na produtividade de todos os colaboradores.
De acordo com os estudos do State of the Global Workplace, o percentual de engajamento entre os funcionários e uma empresa vem diminuindo. Com isso, cada vez mais cresce a importância e cuidado com o Employee Experience.
Employee Experience e os Recursos Humanos
O setor de Recursos Humanos possui grande parte na prática de Employee Experience, sendo os implementadores das ações que irão impactar na vida do colaborador.
No lugar onde havia apenas o objetivo em contratações e resoluções de conflitos, os Recursos Humanos desenvolveram-se para gerar uma melhor experiência aos seus colaboradores, unindo-os ao local onde estas pessoas passam o maior tempo do seu dia e dedicam-se incansavelmente ao crescimento do mesmo, privilegiando vivências mais significativas.
Uma pesquisa realizada pela Deloitte mostra que, enquanto 80% dos executivos de RH acreditam na importância de trabalhar a experiência do colaborador, apenas 22% deles consideram que suas empresas são excelentes na construção de uma experiência diferenciada do funcionário.
Logo, entendemos que implementar o Employee Experience não é uma tarefa fácil, tampouco algo que pode ser feito da noite para o dia.
Adotar essa prática significa colocar o colaborador como foco central das decisões tomadas, principalmente, pelos Recursos Humanos. O objetivo é promover ações que visam o crescimento e bem-estar das equipes na corporação e essa atenção ao profissional deve ser dada desde o momento do processo seletivo até o momento de seu desligamento.
Como você pode ver, o Employee Experience está focado na conexão das pessoas e no impacto de suas atitudes no coletivo. É uma ferramenta que proporciona o entendimento dentro dos setores da empresa e faz com que os profissionais sintam-se mais compreendidos e valorizados.
Employee Experience e a sua importância
O Employee Experience aproxima a empresa dos colaboradores e reflete positivamente na produtividade dos funcionários e nos resultados da organização como um todo. É importante para fidelizar os colaboradores e otimizar o trabalho da empresa, bem como aprimorar inúmeros indicadores.
Segundo a Pulses, as empresas que investem em Employee Experience crescem 1,5x mais, têm receita 2,1x maior e um lucro 4,2x mais alto.
Além disso, ele:
- Fortalece a cultura organizacional;
- Melhora o clima da empresa;
- Aumenta a acessibilidade dos colaboradores;
- Reduz a rotatividade;
- Amplia o engajamento;
- Diminui os erros;
- Melhora a comunicação interna.
Por isso, essa metodologia é tão importante e deve ser aplicada por toda empresa que deseja ter sucesso.
Em entrevista para a Viasoft Connect 2019, a diretora executiva do Great Place to Work, Claudia Malschitzky, falou sobre a importância do Employee Experience e da gestão do clima organizacional. Veja o que ela disse no vídeo abaixo:
Os benefícios e as vantagens
O Employee Experience aproxima a empresa dos colaboradores e reflete positivamente na produtividade dos funcionários e nos resultados da organização como um todo.
Além disso, essa prática colabora para o aumento na atração e retenção de talentos; melhoria na qualidade de vida do colaborador; redução na taxa de turnover e ajuda na construção de um clima corporativo mais favorável.
Dica de leitura: The Employee Experience Advantage
Escrito por Jacob Morgan, este livro é um guia de estratégia com um passo a passo de todo o processo para construção de uma real experiência do colaborador.
Na obra, o autor apresenta as bases deste movimento, aborda insights e métricas levantadas em entrevistas com executivos e muito mais. Além disso, ele compartilha uma coleção de estudos de caso e exemplos em experiência do funcionário:
- Quais os diferenciais competitivos gerados pelo Employee Experience;
- Os pontos mais valorizados pelos colaboradores;
- Por que o Employee Experience passa a ser uma área de investimentos nas organizações.
Employee Experience e seus pilares
Para que uma empresa consiga melhorar a relação entre colaboradores e marca, existem pilares e características essenciais dentro do local de trabalho, como:
- Confiança e respeito;
- Feedbacks;
- Reconhecimento;
- Oportunidade de crescimento;
- Liderança.
Empresas que inovam adotando o Employee Experience
As startups são as empresas que, talvez, mais colaboram para a economia e empregabilidade do país, geralmente unindo inovação e tecnologia.
Por serem mais descontraídas e jovens, muitas startups aparecem frequentemente nos rankings de melhores empresas para se trabalhar. Elas são especialistas em adotar estratégias para que a experiência dos colaboradores seja positiva a ponto de ser compartilhada nas redes sociais.
Separamos abaixo 2 startups super conhecidas que conduzem muito bem as práticas de Employee Experience com os seus funcionários:
- Quinto Andar: a empresa possui uma comissão voltada para questões de inclusão e diversidade. Esses valores geram efeitos positivos no ambiente de trabalho e na experiência do trabalhador.Durante a pandemia, por exemplo, a Quinto Andar necessitou se adaptar ao novo cenário de home office, atualizando os benefícios dos colaboradores. Além disso, os ajudou financeiramente a equiparem o novo local de trabalho fazendo com que tivessem boas condições em casa.
- Nubank: o banco digital está sempre sendo elogiado pelos colaboradores nas redes sociais, principalmente no LinkedIn. Em 2019 ele foi considerado a empresa que mais oferece benefícios aos seus funcionários.O Nubank defende “as pessoas em primeiro lugar”. Por isso, o banco oferece o NuCare, serviço anônimo que disponibiliza ajuda psicológica, assistência jurídica e planejamento financeiro aos seus colaboradores.
Como implementar o Employee Experience?
As nossas necessidades são diferentes das necessidades dos outros, logo, devemos tratar as pessoas de forma individual em prol de benefícios para este colaborador e todo o grupo. Para isso, é primordial conhecer estas pessoas.
Por isso, escute e conheça os seus colaboradores, peça feedbacks, saiba quais são suas aspirações pessoais e profissionais e tenha abertura a suas ideias.
Através de ambientes físicos com conforto e estrutura, ambientes tecnológicos com ferramentas de auxílio e pesquisas de com dados relevantes sobre a percepção destes colaboradores; e principalmente um ambiente cultural com clima organizacional, lideranças e inovações são algumas formas de implementação da experiência ao colaborador dentro da companhia.
Uma forma de inovações para os ambientes culturais é modificar o padronizado. Muitas empresas atuais flexibilizam os benefícios dos seus funcionários com formas de inclusões sociais e auxílio, entendendo suas dificuldades e prestando suporte a dificuldades pessoais e profissionais.
Além disso, entender como a empresa pode auxiliar no crescimento profissional e promover com líderes a participação ativa, aumenta o sentimento de pertencimento e autonomia, incentivando e fortalecendo este trabalhador.
Ademais, é cada vez mais comum vermos grandes celebrações nas empresas (mesmo que essas celebrações sejam pequenas).
Dizemos grandes celebrações, pois para os colaboradores o simples fato de celebrar algo já é grande. Momentos de comemorações no ambiente de trabalho que “desligam” os funcionários por algumas horas de suas tarefas são essenciais.
Além das celebrações coletivas, é preciso celebrar os momentos felizes (e tristes, de alguma forma) de cada colaborador. Celebrar um novo ciclo quando alguém está fazendo aniversário, celebrar a vida quando alguma pessoa está prestes a ganhar um bebê ou então prestar condolências quando alguma vida se vai, são ótimas práticas de Employee Experience.
E como fazer isso? Por meio de experiências únicas.
Entregando experiências
Segundo o Estadão, o mercado de brindes movimenta anualmente mais de R$ 7,41 bilhões. Esse resultado é muito devido ao crescimento das práticas de Employee Experience nas organizações.
É comum vermos as empresas distribuindo brindes aos seus colaboradores quando acontece algum evento, por exemplo. Porém, se isso for feito sem emoção e sem uma verdade por trás, será apenas mais um objeto.
Ao presentear uma pessoa com algo, você está entregando a ela todo seu afeto, correto? E nas empresas não deve ser diferente.
Um brinde precisa ter significado para que se torne uma experiência. Essa prática gera motivação, engajamento, integração e valorização dos colaboradores no ambiente de trabalho. Porém, você não deve sair comprando qualquer mimo para as pessoas que ajudam sua empresa a crescer todos os dias.
O carinho e afeto devem estar presentes do início ao fim, ou seja, desde o momento de adquirir os produtos até a entrega de fato para os seus colaboradores. Para isso, o fornecedor precisa ter expertise no assunto.
Você deve estar se perguntando agora: mas não é só encontrar um lugar que venda brindes? Bom, a resposta é não! Como dissemos, é preciso que o fornecedor tenha conhecimento sobre o assunto em questão, que é justamente a entrega de experiências.
Para isso, você pode contar com a Laços Corporativos. Nós somos o laço que conecta sua empresa aos seus colaboradores e clientes.