4 tendências de RH para 2025

5 tendências de RH para 2025

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Acompanhar as tendências de RH é uma forma de se manter atualizado e competitivo no mercado. Confira 4 tendências de RH para o próximo ano.

À medida que novas tendências de RH surgem, fica claro que o futuro do profissional da área depende da sua capacidade de adaptação. As mudanças aceleradas pela tecnologia e pelas transformações sociais revolucionaram os recursos humanos nos últimos anos, e essas mudanças continuarão a crescer rapidamente.

Por isso, aproveitar o melhor das tecnologias, valorizando o potencial humano, é o “pulo do gato”. Com isso em mente, o profissional de RH pode criar ambientes de trabalho eficientes, flexíveis, envolventes e gratificantes, atendendo tanto às necessidades das pessoas quanto das empresas.

Pensando em te ajudar a construir isso, a Laços selecionou 4 tendências de RH para 2025. Confira a seguir!

  1. IA

A palavra do ano: Inteligência Artificial. Sem querer ser repetitivos, mas a IA não poderia ficar de fora das tendências de RH para 2025. Hoje, a tecnologia, especialmente a IA, é uma grande aliada do profissional de RH em diversos processos, como recrutamento e seleção, gestão de desempenho, engajamento de colaboradores e desenvolvimento de talentos.

Enquanto a IA cuida das tarefas rotineiras, os profissionais de RH podem se concentrar em atividades mais estratégicas. O desafio está em equilibrar a eficiência da IA com o toque humano na gestão de pessoas. Departamentos de RH bem-sucedidos usarão a IA para aprimorar, e não substituir, o julgamento e a empatia humanos.

  1. Híbrido é o novo normal

Apesar das tentativas das empresas de forçar o retorno integral ao escritório, oferecendo ameaças ou benefícios, a maioria dos colaboradores continuam preferindo a liberdade de trabalhar em casa. Para cada empresa que exige o retorno físico, outra percebe que oferecer flexibilidade é um diferencial para atrair os melhores talentos.

Em 2025, empresas com visão de futuro adotarão esse modelo, permitindo que os colaboradores melhorem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Ao mesmo tempo, o RH dessas empresas trabalharão para garantir que suas equipes mantenham conexões fortes com os colegas e a cultura organizacional.

  1. Foco no desenvolvimento do negócio

Há muito tempo que a principal preocupação do RH deixou de ser apenas com as pessoas. Hoje, as empresas exigem que o RH tenha uma visão mais estratégica para o desenvolvimento dos negócios como um todo, com foco em aumentar a lucratividade e a eficiência.

Por isso, o profissional de RH precisa aprender a medir o impacto de suas ações no EBITDA, nos custos, nos lucros e no desempenho geral da empresa. Além disso, é fundamental que o RH contribua para a criação de estratégias que promovam a produtividade e o engajamento dos colaboradores, alinhando o capital humano aos objetivos organizacionais.

  1. Lideranças mais presentes

Profissionais e equipes exigem um acompanhamento de carreira que atenda às suas necessidades. Para isso, o RH precisa desenvolver estratégias que motivem e engajem os colaboradores, mas é essencial que as lideranças estejam realmente presentes no dia a dia.

Os líderes não devem apenas cobrar resultados, mas também entender e agregar valor à rotina de seus times. Reuniões de feedback e 1:1 devem ser cada vez mais frequentes, e o líder deve atuar como um treinador de futebol, garantindo que a estratégia seja executada da melhor forma, otimizando os recursos disponíveis em campo.


Leia também: 10 filmes que todo profissional de RH deveria assistir

kit-bebe-personalizado

kit bebê
personalizado

kit-boas-vindas-personalizado

kit boas-vindas personalizado

receba conteúdos exclusivos sobre employee experience

inscreva-se em nossa newsletter

conteúdos exclusivos de rh,
employee experience e employer branding

prometemos não enviar spam