Assistir filmes relacionados à sua profissão é uma ótima maneira de se inspirar e desenvolver novos projetos. Veja aqui 10 filmes imprescindíveis para o RH.
Buscar inspiração é sempre importante para sair do óbvio no dia-a-dia de trabalho. O que não faltam são filmes atuais, e outros mais antigos também, para inspirar todos os departamentos de uma empresa. Unir o lazer de assistir a um filme com a missão de desenvolver novos projetos é uma ótima forma de evoluir e se inspirar. Para isso, separamos 10 filmes que todo profissional de RH deveria assistir.
A maior vantagem de se inspirar em filmes é que, por ser um entretenimento, com referências — fictícias ou não —, se torna mais fácil lembrar dos ensinamentos e ter exemplos de como aplicá-los no seu trabalho ou projeto.
É claro que sempre existe a licença poética da sétima arte, e o drama necessário para tornar o roteiro interessante, porém a ficção também pode servir de inspiração para melhorar comportamentos e trazer diferentes pontos de vista, o que é fundamental para quem trabalha com gestão de pessoas.
Confira abaixo 10 filmes para inspirar profissionais dos Recursos Humanos.
Moneyball – O homem que mudou o jogo
Enredo: Billy Beane é contratado para montar uma equipe de beisebol com um orçamento apertado. Com dificuldade para encontrar bons jogadores, ele contrata um economista que cria uma fórmula diferente para selecionar jogadores, baseada exclusivamente na porcentagem de vezes que eles chegam em base, ignorando as habilidades técnicas óbvias que os olheiros costumam observar. Ao longo da trama, Beane consegue montar um time com jogadores subvalorizados, mas com potencial muito maior do que o esperado.
Aprendizado: a inovação pode tornar-se um diferencial no recrutamento e em outros processos de gestão de pessoas. Além da importância de monitorar o desempenho, tanto da equipe da empresa quanto dos potenciais candidatos, formando uma base de dados confiável para contratar e avaliar de forma muito mais precisa.
Obrigado por fumar
Enredo: Nick Naylor é o mensageiro de uma associação de empresas responsáveis por fabricar e fornecer cigarros nos Estados Unidos. Ele se encarrega de defender a reputação da indústria, tentando mantê-la positiva diante de uma sociedade que a incrimina.
Aprendizado: o filme torna explícito o problema que os profissionais do RH enfrentam ao tentar fazer com que suas equipes compreendam os valores, metas e objetivos da empresa. Além disso, a trama leva ao extremo a ideia de vestir a camisa da organização, fazendo os espectadores refletirem sobre a relação de ética, trabalho e salário.
A grande virada
Enredo: Bobby Walker vivia o sonho americano ao ter uma família bem estruturada, um ótimo emprego e um carro de luxo. Até que a empresa em que trabalhava decide reduzir a equipe e Bobby sofre um processo de demissão inesperado. Ele e sua família precisam enfrentar os desafios de serem desempregados e a dificuldade de conquistar um reposicionamento no mercado de trabalho.
Aprendizado: como um processo de demissão não pensado e mal organizado traz consequências para os colaboradores, principalmente quando feito por grandes empresas em momento de crise.
Um senhor estagiário
Enredo: a comédia conta a história de um senhor de 70 anos, Bem Whittaker, que participa de um programa de estágio para idosos de uma empresa de e-commerce administrada pela jovem Jules Ostin. Apesar do estranhamento inicial e muita resistência ao contraste entre gerações e percepções de mundo, os dois formam uma verdadeira amizade e aprendem bastante um com o outro.
Aprendizado: o recrutamento de talentos tem grande importância no êxito das empresas. Além das experiências técnicas dos candidatos, as habilidades pessoais e o fato de saber lidar com pessoas impactam diretamente o trabalho em equipe. O filme mostra a importância da diversidade e inclusão para montar uma equipe forte.
O diabo veste prada
Enredo: a executiva Miranda Priestly é responsável por gerir uma grande empresa de moda e apresenta uma liderança rígida e não muito inspiradora. Miranda tem um perfil bem difícil, por isso o ambiente da empresa é mega competitivo, desagradável e com um grande nível de estresse.
Aprendizado: o filme é um exemplo do que um líder não deve ser e agir diante da sua equipe. Além de tirar algumas ideias para aplicar nos treinamentos dos seus líderes, o profissional do RH vai entender a necessidade de promover um bom clima organizacional na empresa, o que auxilia no bem-estar dos profissionais e no engajamento de todos.
O que você faria?
Enredo: Quando há apenas 1 vaga para 7 executivos que precisam passar por um método de recrutamento e seleção fora do comum, o que você faria? Com perfis diferentes, cada candidato age da sua forma para conquistar a única vaga disponível na empresa. O processo seletivo é realizado dentro de uma sala isolada, na qual todos os interessados pela vaga permanecem sem supervisão, apenas com um colaborador da empresa infiltrado.
Aprendizado: reflexão sobre as estratégias de recrutamento, considerando equilíbrio emocional e comportamental, sem ultrapassar limites pessoais. Além disso, o filme deixa claro que o gestor é o responsável por administrar, da melhor forma possível, o clima de competitividade interna existente, para que não se transforme em um conflito de egos.
A missão do gerente de Recursos Humanos
Enredo: O gerente de RH da maior panificadora industrial de Jerusalém é um homem insatisfeito com sua vida e está enfrentando diversos problemas pessoais. Quando uma de suas funcionárias morre em um atentado terrorista, ele viaja para a Romênia, país natal da funcionária para desmentir acusações da imprensa.
Aprendizado: o RH é uma área que merece mais sensibilidade e ter esse toque mais humano traz a essência do departamento à tona em meio a uma rotina corrida.
Escritores da liberdade
Enredo: A professora Erin Gruwell começou a dar aulas de inglês e literatura em uma escola pública onde os alunos conviviam com a violência e a tensão racial. Chocada com a violência que seus alunos enfrentam fora da escola, a jovem professora aposta em métodos diferentes de ensino, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores.
Aprendizado: mudança de gestão frente a obstáculos e à falta de recursos. Ao utilizar soft skills, a profissional foi capaz de engajar seus alunos e mudar o comportamento deles frente aos problemas.
Invictus
Enredo: Antes da Copa do Mundo de Rugby de 1995, sediada pela África do Sul, Nelson Mandela se depara com a tarefa de unir um país que ainda está dividido racialmente após anos de apartheid. Ele faz isso entrando em contato com François Pienaar, o capitão do time de rugby da África do Sul, que é majoritariamente branco. Apesar de ser um grande azarão, Mandela incentiva a equipe a acreditar em si mesma e vencer o torneio. Esta vitória ajuda a unir o povo da África do Sul e dá esperança de um futuro melhor.
Aprendizado: colaboradores ficam desmotivados e desinteressados regularmente. O dever da área de Recursos Humanos aqui é trabalhar pontos positivos e de desenvolvimento para mudar ou evitar essa situação.
Amor sem escalas
Enredo: Ryan Bingham é contratado por organizações de grande porte para realizar demissões em massa, sendo ele o responsável por dar a notícia aos colaboradores sobre o desligamento. Para realizar seu serviço, ele viaja frequentemente pelo país, até que um dia seu posto passa a ser ameaçado por uma recém-formada, Natalie, que deseja trocar sua atuação pessoal pelo trabalho virtual, via chamada de videoconferência.
Aprendizado: muitas vezes, o colaborador que precisa ser demitido é exemplar ou alguém que já faz parte da empresa há vários anos. O filme mostra como o corte é um processo delicado e, para tornar a experiência menos traumática, o apoio emocional se faz necessário, além de uma postura de respeito ao próximo.
Você também pode gostar: Tecnologia no RH: 8 ferramentas para automatizar tarefas.