Implementar mudanças tecnológicas no departamento de RH pode ser muito positivo para sua empresa. Veja aqui 8 ferramentas para automatizar tarefas.
A cada ano que passa, mais as empresas investem em tecnologias inovadoras e contribuem para o processo de digitalização constante que passamos. Implementar mudanças tecnológicas no departamento de RH pode ser muito positivo para as organizações, usando as ferramentas corretas. Para ajudar neste tema, levantamos 8 ferramentas para automatizar tarefas na área de Recursos Humanos.
O RH é diretamente responsável pela intermediação entre as demandas gerenciais e os colaboradores responsáveis por cumpri-las da melhor forma possível. Para facilitar essa gestão, a tecnologia trouxe mecanismos para automatizar funções como: recrutamento, desenvolvimento de talentos, demissões, clima organizacional, e muito mais.
Como benefícios, essa automatização otimiza o tempo da equipe, gerencia melhor as demandas do setor, e proporciona uma gestão mais estratégica dos colaboradores. Sabendo que inovação e produtividade são os dois principais objetivos do RH, colher os frutos da implementação dessas ferramentas vai ser um processo rápido e fácil.
Confira as 8 melhores ferramentas para automatizar tarefas do RH:
ATS – Applicant Tracking System ou Sistema de Rastreamento de Candidatos
Esta nova ferramenta é utilizada para ler currículos e facilitar as fases principais do recrutamento de novos profissionais. Softwares desse tipo coletam e armazenam CVs e outras informações sobre candidatos em um banco de dados. É possível aplicar filtros a esse banco para encontrar nele os candidatos que melhor se adequam às vagas que precisam ser preenchidas naquele momento.
A ferramenta contempla todas as etapas do processo seletivo — atração de candidatos, recrutamento, seleção, avaliação e admissão — até que o novo colaborador seja inserido no onboarding.
Entre os ATS mais populares do mercado estão: WorkDay, JazzHR e Taleo.
Controle de ponto
O trabalho remoto aumentou ainda mais a necessidade do RH contar com plataformas de gestão de ponto online. É através delas que o RH pode calcular as horas trabalhadas por cada pessoa colaboradora para definir salários, horas extras e horas faltantes em um mês e ajustar as folhas de pagamento.
As mais populares são: Pontomais, Ahgora, DOT8, Tangerino e Bizneo RH.
Gestão de Desempenho
O processo de avaliação de desempenho é decisivo para uma gestão estratégica de RH. A falta de perspectivas de crescimento é um fator que faz com que muitos profissionais deixem suas empresas.
A avaliação de desempenho é uma ferramenta de RH que permite analisar a eficiência dos profissionais dentro do que é esperado em cada cargo. Ela é fundamental para identificar pontos de melhoria e descobrir os talentos que se destacam e merecem ser melhor recompensados.
As ferramentas mais indicadas são: STRATWs ONE, BetterWorks, Perdoo e RunRun.it.
Comunicação interna
A comunicação interna é um aspecto fundamental para o sucesso da gestão de pessoas. Uma ferramenta de comunicação interna eficiente permite que os colaboradores estejam sempre atualizados sobre as informações relevantes da empresa, como novos projetos, mudanças organizacionais, entre outros.
Dessa forma, é possível enviar comunicados para toda a empresa de forma rápida e eficiente, bem como criar canais de comunicação para que os colaboradores possam trocar informações entre si e com a equipe de RH. Isso aumenta a transparência e a confiança entre os colaboradores e a empresa, além de melhorar a eficiência da gestão de pessoas.
Recomendamos as plataformas: Fleep, Slack, Workplace e Bit.ai.
Plataforma de benefícios
Plataformas de benefícios permitem que os funcionários gerenciem suas opções de benefícios e façam escolhas personalizadas. Com esse sistema, é possível contratar seguro saúde, vida e empréstimo consignado, além de oferecer um cartão que reúne inúmeros benefícios como Vale-Refeição, Vale-alimentação e Vale-Cultura.
Boas plataformas de benefícios são: Caju, Creditas e Flash.
Pesquisa de clima organizacional
Manter um clima organizacional positivo traz uma série de benefícios para a empresa: melhor comunicação, maior senso de pertencimento, menos turnover, entre outros. As mais comuns são as plataformas de surveys e formulários digitais. Elas ajudam a centralizar as respostas, a fazer a média das notas recebidas para alguns fatores e mantêm o sigilo das informações.
Indicamos as ferramentas: TeamCulture, WorkDay Peakon e Feedz.
Treinamento corporativo
Planos de treinamento também são importantes para garantir a prosperidade dos colaboradores e viabilizar que as empresas se mantenham competitivas. Para isso, o RH também pode contar com plataformas dedicadas à oferta de planos desse tipo. Viabilizar a aprendizagem virtual torna o ensino e desenvolvimento mais eficiente. É possível ainda incluir treinamentos relacionados a cultura e valores da organização.
Entre as mais usadas no mercado estão: Udemy, Coursera, Alura e Linkedin Learning.
People Analytics
O People Analytics é um método de análise de dados voltado para a gestão de pessoas. Através dele, é possível saber como está a carga de trabalho, o desempenho de cada colaborador ou equipe, ajudando assim a identificar onde estão os gargalos das operações diárias.
O People Analytics gera um banco de conhecimento para o RH e contribui com a elaboração de estratégias mais eficientes de gestão. Essa é uma ferramenta e tanto para tomadas de decisão, como promoções e desligamentos, ou até mesmo para entender índices importantes como turnover, engajamento e pesquisa de clima.
As plataformas mais indicadas são: Appus, Mindsight e Solides.
As ferramentas de RH são essenciais atualmente! Elas trazem velocidade, autonomia e gestão, permitindo um departamento estratégico, com condições de atender os prazos demandados pela empresa e alcançar ainda melhores resultados.
Veja também: Tendências de RH: confira as 7 principais para 2024.